Curiosidades sobre o método "BLW"

O que é baby-led weaning ou BLW?


Baby-led weaning é a denominação em inglês de um método de dar comida a bebês sem o uso de papinhas, purês ou utensílios especiais,privilegiando, em vez disso, que a própria criança leve o alimento à boca, com as mãos. 

Em português, na tradução literal, seria algo como desmame guiado pelo bebê ou desmame no ritmo do bebê, embora não signifique o fim da amamentação.

A realidade é que se trata de um jeito de introduzir sólidos na alimentação infantil usado há gerações e gerações de famílias, mas que, mais recentemente, recebeu um nome formal. 

Muita gente já dá comida desta forma sem nem pensar muito sobre o assunto, especialmente quando se trata de segundo ou terceiro filhos. Bebês adoram imitar irmãos mais velhos e acabam tentando pegar a comida do prato deles, para comer do mesmo jeito.




Quando posso iniciar o BLW?


Tanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) como o Ministério da Saúde recomendam aleitamento materno exclusivo até os seis meses, por ser o melhor e mais completo alimento para o bebê até essa fase. A partir daí, você pode começar a oferecer uma variedade de alimentos apropriados para a idade do seu filho, mantendo também o leite. 

O melhor momento para apresentar comidas é quando você e o resto da família estão comendo, não só pela experiência alimentar como pela rotina de participar de refeições com todo mundo. 

Entre os primeiros alimentos que você pode tentar estão aqueles com algum formato mais fácil para segurar, como:


  • Brócolis ou cenoura cozidos
  • Batata ou mandioquinha cozidas
  • Banana, pêra, mamão ou outras frutas cortadas. Evite frutas pequenas, como uvas, e mais duras, como maçãs cruas, devido ao risco de engasgo (leia mais sobre o assunto abaixo)
  • Pedaços de queijo
  • Pedaços de carne ou frango
  • Ovo cozido
  • Fatias de pão
  • Macarrão tipo penne ou fusili (do tipo com um furo no meio)


A ideia de dar alimentos fáceis de segurar é porque, nesta idade, o bebê ainda não desenvolveu o movimento de pinça, aquela habilidade de pegar objetos entre os dedos indicador e polegar. Por enquanto, ele só consegue segurar com a mão inteira. 

No começo vai parecer que o bebê somente quer brincar com a comida. Ou pode ser que ele pegue o alimento na mão e tente chupá-lo. Deixe-o à vontade para experimentar e brincar. 



À medida que seu filho comer melhor os sólidos, a frequência das mamadas naturalmente diminuirá.



Quais são os benefícios do método BLW?


 O método BLW permite que o bebê explore alimentos por conta própria e aprenda a lidar com as diferentes texturas da comida logo de cara. 

Muitas famílias que optam por esse tipo de introdução alimentar dizem que as crianças acabam comendo de tudo e são bem mais abertas a novidades. Existe, contudo, pouca pesquisa científica até agora para demonstrar que o método funciona melhor que outras formas de introdução de sólidos, como a tradicional comidinha amassada oferecida na colher. 

O que se sabe com certeza é que, desde que o bebê esteja pronto, é importante oferecer pedaços de alimentos mais molinhos, para que ele tenha oportunidade de mastigar. 



Crianças que só são apresentadas à comida em pedaços mais tarde, depois dos 10 meses, tendem a ter mais resistência para comê-la e podem ser menos abertas a novas texturas e sabores ao crescer. 

Outra vantagem do método BLW é cortar o tempo de preparação dos alimentos, já que não exige uso de liquidificadores ou processadores.


Existem contraindicações ao método BLW?


Até os mais apaixonados defensores do BLW concordam que se trata de um processo cheio de bagunça, sujeira e de uma boa dose de desperdício. Outro ponto a considerar é que, se a maior parte da comida acaba no chão, talvez o seu filho acabe não consumindo todos os nutrientes de que necessita para estar saudável.

Alguns bebês têm também mais dificuldade para mastigar certos alimentos, como carne bem passada, uma importante fonte de ferro. A partir dos 6 meses, as crianças precisam consumir ferro dos alimentos, porque o leite materno sozinho não dá conta da quantia necessária.

A comida em papinha ou bem amassada é uma ponte mais óbvia entre a alimentação líquida do leite e o início da alimentação com sólidos. Fica também mais fácil de visualizar o quanto o bebê está comendo quando você o alimenta com uma colher. 

Muitos pediatras, nutricionistas e a própria OMS aconselham que alimentos bem amassados ou em forma de purê sejam introduzidos no início da transição junto a alimentos em pedaços. Ou seja, você não precisa "adotar" uma das teorias. Pode fazer experiências com várias formas de alimentação. 

Algumas crianças se adaptam melhor começando com comida mais líquida e aos pouquinhos fazendo uma transição mais rápida para comida em pedaços.


E o risco de o bebê engasgar com a comida?


É perfeitamente normal se preocupar de que o bebê possa engasgar ao tentar comer pedaços inteiros de alimentos. Por esse motivo o melhor, dizem os especialistas no método, é esperar que ele consiga sentar direitinho. 

O fato de o bebê poder manusear o alimento, controlar a quantidade de comida e movimentá-la para o fundo da boca diminui o risco de engasgo. Por outro lado, nunca deixe o bebê comendo sozinho. Lembre-se também de oferecer alimentos amolecidos enquanto ele for pequeno. 

Mesmo com todos esses cuidados, vale a pena aprender o que fazer se o seu filho engasgar com algum alimento.


BLW dá certo com leite materno e com fórmula?


Bebês amamentados no peito têm maior treino em dar duro pelo alimento, já que trabalham mais o maxilar e a língua para fazer a pega correta e sugar o leite. Os músculos que usam para mamar acabam dando uma vantagem no momento de aprender a mastigar. 

Outro fator que diferencia os bebês amamentados no peito está relacionado à livre demanda. Essas crianças geralmente têm uma capacidade de controlar o consumo calórico de acordo com a própria necessidade, portanto o BLW acaba virando uma extensão desse mecanismo de autorregulamentação de comida. 

Isso não significa que crianças acostumadas à mamadeira de fórmula não possam se adaptar. O que você vai precisar fazer é oferecer bastante água entre as mamadeiras e as refeições. Bebês que só mamam no peito não precisam disso, porque o leite materno é tanto uma comida como uma bebida.


Existe algum motivo para não tentar o método BLW?


Converse com o pediatra antes de tentar, especialmente se você se enquadrar em alguma das categorias abaixo:


  • Histórico de alergias familiares, problemas digestivos ou intolerâncias alimentares
  • Bebê com necessidades especiais, que não consegue mastigar bem ou que tem dificuldade para pegar alimentos com a mão e levá-los à boca
  • Bebê prematuro









Comentários